Se fosse apenas mais uma repórter em construção,

seria uma repórter a mais.

Magda%20Cruz_edited.jpg

Viva! Sou a Magda Cruz.

Jornalista estagiária na TSF
 
Contadora de histórias
 
Podcaster 
Conto-lhe quem sou, num minuto:

Jornalista na TSF - Rádio Notícias
 
Autora do podcast de literatura Ponto Final, Parágrafo
Licenciada em Jornalismo, pela ESCS
 
Procuro contar histórias, em áudio, multimédia e escritas
 
Fascinada pelo mundo, e pelo que o Homem faz -literatura, cultura - e como o vive - sociedade e ambiente 
Currículo em pdf
carlos_edited.jpg

Sobre mim

      Com 10 anos, ajudei a fundar a rádio da minha escola, mas não me via a seguir pela comunicação social pelo presságio de a rádio da Fundação Cebi não ter durado muito tempo. Agora que penso nisso, só punhamos as colunas de educação física na varanda do pavilhão e fingíamos ser repórteres e locutores, com o professor que nos estava a ensinara a ler.

     Co-coordeno há dois anos o jornal 8ª Colina (órgão de comunicação social reconhecido pela ERC e projeto da ESCS). No 8ª Colina, olhamos para o multimédia de frente, o que me permite juntar o gosto por fotografia, áudio e texto. Fazer estas linguagens conviver é o que espero fazer no futuro, reinventando os projetos ao máximo e aproveitando as potencialidades das redes sociais.

     Como coordenadores, temos a nosso cargo um jornal com mais de 40 membros (de repórteres a designers) de todos os cursos e anos da escola superior. Procurámos ensinar o que sabemos e aprender com os outros ao pôr cá fora um jornal online histórias com novos ângulos. 

      Duas grandes reportagens que fiz no jornal:

   Coordenei por um ano a equipa do programa Repórter 360 na ESCS FM, que agora tem o apoio do jornal PÚBLICO, procurando dar ângulos das histórias que ainda não tenham sido dados e aproveitando um “laboratório” com voz jovem para contar estórias e histórias.

    Era uma equipa de 12 repórteres que tem alunos dos três anos da licenciatura e alunos de mestrado de Jornalismo. Produzimos uma reportagem quinzenalmente.

Coordenadora e repórter - 8ª Colina

Coordenadora e repórter - ESCS FM

 

    Fiz também noticiários e sínteses, em direto. Destaco a emissão especial em que acompanhámos as eleições legislativas de 2019 - uma emissão de 7horas com equipa de estúdio, onde eu estava, e repórteres no campo.

   A primeira vez que me aventurei num direto de rádio foi na emissão dos 30 anos do jornal PÚBLICO, na rádio 2020, com dois pesos do Jornalismo: o fundador do PÚBLICO e o atual diretor. Foi um desafio que surgiu do nada, no encerramento da emissão de aniversário. 

 

 

 

 

 

 

 

    A minha colaboração com o PÚBLICO começou com um estágio na secção de áudio, onde produzi o P24 e o Reservado ao PÚBLICO e onde recebi o Prémio de Jornalismo dos EEA Grants, com o jornalista Ruben Martins, que considero um dos meus mestres; e prolongou-se com a produção do podcast Memórias de Lisboa, vencedor do Prémio de Ciberjornalismo de 2020, na categoria de Narrativa Sonora. 

     Desde que fez 20 anos do anúncio de que José Saramago foi vencedor do Prémio Nobel da Literatura que produzo um podcast de literatura – o Ponto Final, Parágrafo. Teria bastado dizer “há pouco mais de um ano”, mas a literatura ensinou-me de outra forma.

     No Ponto Final, Parágrafo podemos ler com os ouvidos e procuro soprar o pó aos livros. Entrevisto amantes da literatura de forma jovem. De poetas a iniciantes na escrita, passando por grandes escritores e jornalistas. Passa na ESCS FM e está em todas as plataformas de áudio.

     Pode também ser lida parte da entrevista no jornal online Comunidade Cultura e Arte, parceiro do podcast. Para a CCA, já escrevi sobre música, mas é na literatura que tenho o meu ninho.

REC - Rádio Renascença 

     Para além disto, participei no REC, Repórteres Em Construção, uma parceria das universidades, escolas superiores de comunicação, o CENJOR e a Rádio Renascença, com uma meta-história sobre o acesso à profissão de jornalista, com o meu colega Gustavo Carvalho. 

     Ao sabor da reportagem, produzimos uma versão alargada para a ESCS FM: Repórter 360 - A ESCS e os estágios

Outros projetos

     Passei pela ESCS Magazine como redatora da Capital e corretora linguística, no Bola na Rede como corretora linguística e como repórter no E2, o programa de televisão produzido na ESCS e que passa na RTP2.

É nestes projetos que começo a fazer Jornalismo em que acredito: criativo, verdadeiro, dinâmico, desassossegado, empolgante e informativo.

Dou sempre o máximo de mim e cresço com todos os desafios. Sou curiosa, enérgica e persistente. Tenho particular interesse por literatura, cultura e ambiente.

     Fundei um projeto ambiental com um amigo – a Póvoa Mais Limpa – que pretende chamar a atenção para a preservação ambiental e alertar para o estilo de vida “descartável”, fazendo ações de limpeza na minha zona.

     Apesar de já não estar no projeto, criei, com colegas, a ESCS Mais Limpa, que pretende consciencializar os alunos sobre boas práticas ambientais e apoiar futuros profissionais da comunicação na boa partilha de informação sobre aquela que é um dos grandes problemas da Humanidade.

Se fosse apenas mais uma repórter em construção,

seria uma repórter a mais.

56380163_2606279176109173_59093765082117

Vamos trabalhar juntos

Gosto de trabalhar em conjunto e de potenciar os projetos

  • White Facebook Icon

Somos o que partilhamos

  • SoundCloud ícone social

Algumas histórias em som

  • LinkedIn ícone social

Historial detalhado