Ponto Final, Parágrafo

A ESCS FM deu casa ao Ponto Final, Parágrafo. Depressa aderi ao podcast que os ouvintes tivessem um livro nos ouvidos quando e onde quisessem.
O podcast já tira o pó aos livros há mais de um ano. O primeiro episódio foi para o ar no dia em que o anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago fazia 20 anos, com o jornalista, autor e diretor de comunicação da Fundação Saramago, Ricardo Viel.
É dos mais ouvidos nas suas categorias: artes e livros, em Portugal e no estrangeiro. E em que consiste? Em entrevistas a amantes da literatura, tendo os livros como pretexto para falar dos detalhes da vida. Em 2019, esteve nomeado para os Prémios Podes, na categoria Universidades.
Com o isolamento provocado pela COVID-19, reinventei o podcast: trouxe os ouvintes para dentro dos episódios, juntei-me ao podcast Dizer para combatermos a solidão, contei as histórias de projetos como o Consultório Literário, do Teatro Viriato, e o Bode Inspiratório, uma ideia da escritora Ana Margarida de Carvalho e voltei às entrevistas.
Já entrevistei escritores como Afonso Cruz, Nelson Nunes, Afonso Reis Cabral;
poetas como Gonçalo Câmara, Pedro Mexia, Sónia Balacó,
editores como Carlos Vaz Marques e José Ribeiro da mítica Ulmeiro;
jornalistas como Tiago Carrasco, Ruben Martins, Marco António e Francisco Sena Santos;
artistas como Clara Não, Carolina Picoito Pinto e João André;
bons comunicadores como Pedro Freitas (o Poeta da Cidade), Francisco Geraldes, Rita da Nova e Joana Miranda.
Uma parceira com o jornal online Comunidade Cultura e Arte permitiu-me chegar a mais potenciais leitores (de livros). O próximo passo pode passar por emitir em direto.